Crianças e Adolescentes no Brasil: vidas em jogo.

Posted by Bosco Guimarães On sexta-feira, 19 de agosto de 2011 0 comentários
Os Brasis - Brasil Real


Desde de menino escuto esta frase: "As crianças são o futuro do país". Que futuro é este que nunca chega? Isto tudo é balela. Não passa de hipocrisia. Fico muito preocupado com o futuro das crianças e dos adolescentes pobres e miseráveis deste país.
Não restam dúvidas que o Brasil cresceu nestes últimos dez anos. A indústria cresceu consideravelmente melhorando econômicamente o país. As famílias ricas ficaram ainda mais ricas, as chamadas de classe A transformaram-se em ricas e as consideradas B e C migraram para as classes A. Porém este avanço econômico pouco modificou a vida daqueles que sobrevivem de salário mínimo ou no mercado informal, ou seja, a maioria deste país.
O pobre que ganha pouco é impossível mudar de um momento para outro econômicamente, mesmo que reúna a renda de toda família e mais o que se pode ganhar como renda extra. Numa família que vive econômicamente nessas condições, para que possam melhorar seu padrão de vida é preciso investir em cursos de capacitação profissional e muitas vazes em universidades particulares, em razão de não possuir um preparo suficiente para concorrer nos concursos vestibulares para ingressar nas universidades públicas, onde vai encontrar uma concorrência difícil com os concorrentes melhores preparados das classe: C e D. Não estou considerando aqui quem paga aluguel.
Portanto o que dizer do futuro daquelas crianças e adolescentes de famílias pobres e miseráveis? Que depende de tudo do governo.
Muitas crianças nem chegam a ter o direito de nascer. Muitas quando nascem não vivem, porque são rejeitadas pelas suas mães, na maioria das vezes adolescentes despreperadas e desamparadas socialmente e psicologicamente, provenientes de famílias desajustadas.
Virou rotina ultimamente nos noticiários de telejotnais, o número de bebês que nascem e são abandonados pelas ruas ou são jogados em caixas de lixo pelas mães. Não se assustem meus amigos isto é normal no Brasil
Se você meu amigo, minha amiga estiver pretedendo adotar um bebê e não consegue, dê uma olhada pelas caixas de lixo existente pelas ruas de nossas cidades, quem sabe não vai encontrar uma.




A situação dos adolescentes a cada dia é mais assustadora, pois o número que entra para o mundo da criminalidade é surpreendente. É muito preocupante. É preciso urgentemente que nossas autoridades tomem providências no sentido de impedir ainda mais o avanço dessa situação.  As medidas de proteção que foram criadas, não estão produzindo efeito, pelo contrário, as leis que deveriam protege-lo, parecem empurra-lo ainda mais para o crime. É preciso revisar urgentemente essas leis, para que exista realmente uma forma de proteger esses jovens. O ìndice de assassinatos de jovens e adultos - segundo UNICEF, na faixa de idade
de 13 a 30 anos, chega a mais de 13 mil por ano em todo o Brasil.




Assim como eles morrem, eles matam também. Quem perde com isso é a sociedade brasileira, porque a violência não separa quem é rico ou pobre. Neste aspecto não existe diferença social.




 A situação é tão crítica, porque a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras, ja esteve na mira de uma arma, ou já teve um paraente ou amigo assaltado ou assassinato por jovens criminosos, de acordo com informações veiculadas pelos meios de comunicações deste país. Portanto, a maioria da população brasileira não acredita mais nas leis deste país. A população chegou ao limite. Não suporta mais tanta violência, que pede agora a redução da maioridade para mandar para a cadeia esses adolescentes e jovens, denominados: "Filhos da perdição".
Há um clamor muito grande nos meios de comunicação, pressionando as autoridades comprtentes para  que modifiquem as leis. Será essa a solução?
A situação é tão caótica porque o governo gasta milhôes com abrigo para menores, cadeias e penitenciárias e não é suficiente. Em todos os estados brasileiros a situação é a mesma: não há lugar para se guardar tantos criminosos.
É esse o futuro reservado para nossas crianças e adolescentes? Morando em condições sub-humanas como estas:




Os pobres e miseráveirs deste país não são prioridades para os governos, afinal eles não geram nenhuma receita para os cofres públicos, somente despesas. Mas esta situação já foi  pior antes da criação da bolsa família. Não quero dizer aqui que a bolsa família e o projeto Brasil sem fome vai resolver esta situação. A situação de pobreza e miséria é grande demais para ser acabada com tratamentos paliativos.
 
 O governo brasileiro tem um atenção especial para as classes media, baixa  que migrou para a media, pois são essas classes. além da alta e dos ricos, que estão impusionando a economia brasileira. São elas que possuem o capital, que movimentam o comercio brasileiro em todos os segmentos. Portanto, para o governo brasileiro. as classes sociais que estão em ascensão são prioridades.. Para elas são criadas vários mecanismo para manter seu poder econômico, como facilidades para abrir negócios, linhas de crédito, etc. .
Porque as políticas públicas que são elaboradas por essas conferências do Brasil afora - as quais mobilizam muito dinheiro público para serem realizadas, não funcionam na pratica, se no papel elas parecem interessante? O atraso social do Brasil é de três decadas em relação aos países desenvolvidos. É preciso que o Brasil invista na educação com escola pública de tempo integral para crianças até 12 anos, que além de incluir as matérias básicas de ensino, deve incluir atividades complementar como informática, música, desenho e pintura e também atividades de educação física. Para os adolescentes,  escolas pública profissionalizantes, incluindo atividades físicas. Essas escola devem ser construídas nas áreas de maior risco social, e direcionadas somente para as pessoas do bairro e das áreas de influência de risco.
Será que se os governos que passaram tivessem aproveitado a idéia do ex governador  Leonel Brizola, não teriam evitado que muitos jovens trilhassem o caminho do tráfico? Infelizmente no Brasil tem dessas coisas. Se um político sai do poder e deixa alguma coisa positiva, o substituto não dá continuidade e deixa acabar, que é pra não servir de propaganda para o político que saiu. Existem vários CIEPS abandonados  por ai. O  único que existe na mina cidade está todo enferrujado. É dinheiro público jogado fora.Essa forma do atual  governo assistir as famílias miséraveis com um pequeno recurso financeiro, não é, e nunca vai mudar esta realidade, pelo contrário estimula a pessoa ser mais acomodada, por isso deve ser acompanhada de um ensino de capacitação preofissional. O modelo dos Cieps é parecido com os sistema que a China implantou para seus  pobres e miserávesi. Através da educação e do trabalho, acompanhado de leis sérias, está transformando o país. E o resultado se vê com o avanço da economia por todo o mundo.
Enquanto que a China investe em políticas sociais que incluem escolas de ocupação integral e escolas profissionalizantes para suas crianças e adolescentes, o Brasil constroi abrigos, cadeias e penitenciárias. 
Porque acontece essas coisas no Brasil? Se num país como o Brasil o dinheiro público destinada para a merenda escolar (lanhce) das crianças e adolescentes são desviados (roubados) sem piedade por pessoas que trabalham na administralçao pública deste país em todas as esferas (federal, estadual e municipal), para comprar roupas de griffe, Wyskei, pacotes de viagens turísticas, custerar faculdades particulares de filhos, etc,.O pouco que sobra desse dinheiro, compram alimentos barato e de péssima qualidade, muitas vezes com preço promocionais porque está perto do fim da validade. Os noticiários de nossas Tv`s mostram todo dia casos desses tipos que daqui há pouco tempo são esquecido, porque logo em seguida já surgem novas notícias de corrupção.Como os casos de corrupção de desvio de dinheiro público em superfaturamento de reformas de escolas públicas, que seriam para melhorar as condições das mesmas.
Os políticos não tem mais vergonha de aparecerem na televisão envolvidos em escândalos de corrupção, eles tiram de letra, isto é, encaram com maior naturalidade. Os escândalos são em todos os poderes constituídos desta nação, em todas as esferas (federal, estadula e municipal), com desvio de dinheiro público para engordar as sua contas bancárias no Brasil e nos paraísos fiscais espahlhados no mundo. De acordo com notícias que circula pelos telejornais, se forem atrás do dinheiro desviado da época do ex governador Paulo Maluf até os atuais corruptos, este dinheiro dá para pagar toda dívida pública do Brasil - porque são bilhões, e ainda sobra alguns bilhões. Os noticiários de Tv`s anunciaram esta semana que a operação da receita federa acompanhada da polícia federal constatou a sonegação de mais 1 bilhão e 300 milhões em Brasília e mais 17 estados da federação.
E  o que se propôem  para os adolescentes e jovens deste país?  Mais cadeia, com a possibilidade de se aprovar a redução da maioridade. Tudo porque no entendimento do mundo do crime, o de menor por não ser punido, é usado para a pratica do crime.

Se um pobre coitado comete  o furto de uma lata de leite num supermercado,  ele vai pra cadeia pagar pelo seu crime. Não importa se foi uma lata de leite ou o supermercado inteiro. Ele tem que pagar não é? Porque então o político envolvido em corrupção não vai pra cadeia também. Não importa se ele utilizou ou não ima arma para cometer o crime. Se fosse um pobre seria estelionato, falsa ideologia, aproprialçao indevida de bens, etc. Os políticos fazem isso porque estão confiante na impunidade favorecida por leis que os protegem. Tá na hora da sociedade também cobrar das autoridades judiciárias a mudar este processo reacionário proprio de ditaduras. Se a atual legislação não consegue prender esses retrocedores do progresso, porque não faz com que eles devolvam o que não lhes pertence?
A sociedade entende que os poderes virou um só mingau. Um interfere no outro. Não existe mais autonomias de poder. Virou bagunça.. O que estamos vivendo no Brasil: Uma democracia ou uma Autocracia?
O jogo de interesses dos políticos é mais importante que o futuro de nossas crianças e adolescente. Percebe-se a preocupação da presidenta em manter o equilíbrio das alianças políticas, do que manter a governabilidade. Isso é um derespeito com o povo brasileiro, que se pode concluir: como pode um país que se diz em crescimento com um povo que não percebe as articulações dos político visando esquemas para benefício próprio? Eles estão preocupados em pressionar o executivo para aumentar suas verbas de gabinete para garantir aumento de dinheiro para atender suas emendas - na maiorias das vezes para custear obras executadas por empresas da família, e manter suas bases eleitoreiras. E por último manter os acordos firmados durante campanhas.



Povo brasileiro, vocês acreditam que do jeito que está este Brasil,  existe um futuro para estas crianças e adolescentes de hoje? Tudo é um engodo. Nossos polítcos tem que parar de tanta hipocrisia. Temos que começar a construir o futuro dessa crianças e adolescentes construindo escolas que realmente tenha utilidade. Esta proposta educacional já faliu há muito tempo e eles ainda não viram, porque seus filhos estudam nas melhores escolas patriculares de ensino médio e funfamental. Eles jamais vão deixar seus filhos estudarem em escolas do governo. Muitas delas estão cheios adolescentes revoltados e rebeldes, doentes, como no caso do estudante da escola de Realengo no Rio de Janeiro.



Num país onde amigos de políticos são "presenteados" com programas  sociais de bolsa  de educação para ingresso em Universidades particulares, em vez de estudantes pobres, pode realmente haver mudança?
Se for feito auditoria - nem mesmo nas auditorias do governo o povo confia, vai encontra muitas irregularidades.. O Governo precisa recuperar sua imagem diante da população.
 Num país onde a rede pública escolar estar em frangalhos, onde se vê ainda muitas crianças assistindo aulas sentadas no chão ou embaixo de goteiras. Num país onde milhares de mulheres gestantes não conseguem ter seus bebês por falta de leitos nos hospitais públicos ou até mesmo por falta de hospitais. E, quando é hospital particular convêniado não atende porque o governo demora repassar os recurso. Dessa maneira as mâes acabam perdendo seus filhos, e muitas das vezes a própria mãe morre com filho.
 A quem pertence o Brasil que a propaganda do governo mostra para a população e para o mundo? Eu creio que é para os filhos dos políticos, dos ricos, das classes A B C e dos corruptos que leva o dinheiro que seria para amenizar o sofrimento desse pobres e miseráveis               
 Este Brasil que se desenvolve industrialmente e econômicamente, certamente não é para essas crianças e esses adolescentes que vivem nessas condições de extrema pobreza. Com tanta corrupção neste país - agora quase diariamente aparece uma corrupção nos noticiários de Tv, não sobra quase nada pra investimento social.
O futuro garantido para essas crianças e adolescentes da forma com está, é continuar gerando os "Filhos da perdição",  em razão das péssimas condições de vida que vivem nos locais que residem, onde exite poucas pessoas com boas referênciais profissionais para serem seguidas. Mas existem excessões. O próprio presidente Barack Obama, disse que apesar das dificuldades econômicas, nos morros existem pessoas de muito talento.
Antigamente, as crianças e adolescentes deste país sentiam o desejo de seguir uma carreira pública. Ser um deputado, um senador, etc, enchia de orgulho e esperança as crianças pobres deste país. Pergunte hoje para uma criança pobre se ela que ser um político? Muitas vão dizer que não, porque político só faz roubar. Não estou generalizando - existem os bons políticos. O que se tem. é acabar  com os políticos  corruptos.  Porém o político - principalmente o oportunista, prepara desde cedo seus filhos para substituí-lo no poder, tornando seu mandato vitalício para a família. Infelizmente ser um homem público deixou de ser bom exemplo a ser seguido pelas nossas crianças. O adolescente por ser mais maduro, entende de outra forma, eles acham que se um político, um juiz, um promotor,  praticam coisa erradas, eles também se acham no direito de fazer o mesmo. Eu falo isso porque ando nas favelas, baixadas e áreas de palafitas, e conheço a realidade dessas pessoas.
Será que esses homens insensatos quando vão dormir e deitar suas cabeças nos travesseiros eles pensam na situação de penúria qie vivem essas crianças e esses adolescentes?  Olha, pelo tempo que lembro de esquemas de corrupção que rola neste país, uma das primeiras que eu lembro foi o esquema das pedras preciosas com o ministro Ibhraim Abih Ackel no governo militar. Voltando ao assunto. Eles não pensam nessas pessoas, eles vão dormir roendo os miolos para encontra uma maneira de aumentar sua participação no governo; conseguir emprego para seus amigos e parentes; coseguir recusos para suas emenda e para sua base eleitoreira.
 Pela necessidade de conseguir mais dinheiro para manter e aumentar sua estrutura política, vai dormir pensando em como montar um esquema para desviar dinheiro público de tudo quanto é fonte de recursos: saúde, educação, transporte, turismo, bolsa família e até amerenda escolar.
E o que sobra para as crianças e adolescentes pobres é isto:

É isso mesmo amigo, até o dinheiro da merenda escolar é surrupiado, dixando as criança com fome. Um certo dia, vi uma situação que me emocionei. Viajando pelo interior do meu estado, parei num pequeno vilarejo, e fui até um pequena escola. Chegando lá encontrei as crianças merendando (lanchando) farinha de mandioca com água. A professora deu essa mistura porque era a única coisa que tinha para comer. Perguntei então sobre a merenda ela falou que a prefeitura ainda não tinha comprado. Fui então até uma taberna e comprei refrigerantes com biscoito. Numca tinha visto um olhar de criança brilhar tão forte de alegria por tão pouca coisa. A alegria por comer biscoito com refrigerante foi incomparável, enquanto nas casas dos ricos as crianças desde pequena exigem o que querem comer. Se nós não lançarmos fora o nosso egoísmo e vaidades obssessivas, nós vamos continuar construindo este mundo cruel. Seremos orfãos da paz, da liberdade, do amor. 
Não podemos aceitar que pessoas sem amor possam  se apropriar do dinheiro de merenda escolar. Muitas crianças tem essa merenda como única refeição. Vamos montar uma rede de proteção contra a rede de corrupção no Brasil. 
 

0 comentários:

Postar um comentário