Brasil - Caos Social Cont. Histórico

Posted by Bosco Guimarães On quinta-feira, 11 de agosto de 2011 0 comentários
Cont. do assunto sobre os Serviços Públicos nas mãos da iniciativa privada.


Alguns anos atrás, o Brasil era conhecido pela abundante quantidade de riquezas minerais e naturais, que transformaram o país num eldorado mundial, trazendo para cá grandes empresas do ramo de mineração.
Aguns desses preciosos minérios já se esgotaram como o ouro de Sera Pelada, no Carajás - estado do Pará,  que foi explorado de uma forma totalmente sem controle. Comenta-se na época, que o ouro que era retirado a muitos quilogramas por dia, chegava a mais de uma tonelada durante o ano, dava para pagar toda a dívida interna e externa do Brasil. Se o o governo não fosse conivente com os donos do garinpo que se denominaram dono de uma propriedade da união e fizeram o que bem entederam, porque esses garimpeiros repassavam uma grande parte desse ouro para os políticos e chefes administrativos, para o sistema se manter da forma como estava funcionando. De fato como não havia nenhum  controle sobre a retidada desse precioso mineral, acabou.
O ouro retirado de Serra pelada dava para tranformar o estado do Pará num estado forte e poderoso. Dava para construir grande parte do sistema de saneamento, que praticamente não existe em Belém. Dava para reformar e construir novos hospitais. Dava para dragar e fazer as calhas dos canais que corta a cidade de Belém e outros municípios. Dava para construir milhões de casas populares. Além desses benefícios para as pessoas pobres do estado do Pará, dava também para amenizar o sofrimento de muitos brasileiros que moram em condições subhumanas por todo o Brasil. Cadê o ouro de serra pelada?  Estão nas fazendas; nas mansões; estão nas grande extensões de terras de latifundiárioa, que somando elas, fica maior que muito estado brasileiro; estão em grande empresas compradas com esse ouro; estão nos apartamento e coberturas de luxo pelas cidades brasileiras, européias e americanas; estão nos resort espalhados por todos os litorais brasileiro. Todo o lucro desse ouro ficou nas mãos de poucas pessoas. O que sobrou para os pobres deste país? Hospitais públicos super lotado, que estão mandando de volta paciente com fraturas exposta; posto de saúde que não tem sequer diclofenaco de sódico para aliviar uma dorzinha; casas inundadas por àguas da chuva porque não foi feito as obras nos canais; ruas invadidas por àguas poluídas porque não foi construída a rede de esgosto; peessoas cavando seu próprio poço artesiano - muitas vezes em lençóis freáticos já contaminados por lixão, para poderem ter água potável; Jovens que tem que roubar porque não tiveram uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. Em fim foi essas coisas horríveis e muitas outras que não caberia este espaço para registrar. Mais uma vez: O Brasil país das contradições. Estado rico ao mesmo tempo pobre.
Agora o novo eldorado no Brasil para se ganhar muito dinheiro e ficar rico, é o descaso social que vive o país. Com a abundância de problemas sociais, grandes multinacionacionais da área de saúde; de medicamentos; de segurança; seguradoras, vieram para o Brasil. Também surgiram aos milhares as nacionais, para brigarem pelo mercado. Por sinal muto promissor. Observe a analogia abaixo:    
  • A decadência da rede pública hospitalar deu origem a: grandes empresas de redes hospitalar, clínicas paraticulares, grandes empresas de medicamentos e laboratórios
  • A ausência de um programa médico regular do estado para as pessoas pobres deu origem a : grandes empresas de planos de saúde, onde muitas delas enriquecem com ajuda de dinheiro público.
  • A falência da indústria de medicamentos do estado - o Brasil já teve sua própria fabrica de medicamentos, que fornecia remédios gratuito para a população inteira. A sua extinção permitiu o surgimento de milhares de laboratórios e indústrias de medicamentos por todo o país, que vende com preços fora da realidade econômica de um povo que vive com um salário minímo de esmola. A compra desses medicamentos por pessoas de má índole que atuam na administração pública, muitas vezes é superfaturado, se tornando mais uma atividade para desviar dinheiro público nessa grande rede de corrupção que se tornou o Brasil. Se o governo for fazer um levantamento nessas prefeituras por todo o Brasil vai encontrar esquemas de corrupção na aquisição desse remédios.
  • A decadência da segurança pública, deu origem as grandes empresas de segurança pessoal e patrimônial, as grandes empresas de seguros e as grandes empresas de rastreamento 24 horas Via Satélite. O Brasil é o pais do mundo que ocorre  maior roubo de cargas. O pior é que os donos dessas cargas nunca mais as recuperam. Sem o controle do estado, a saída é pagar milhões para essas seguradoras e empresas de segurança. Esses milhões que são despejados para custear essas despesas, são repassadas aos produtos - é claro que os proprietários não vão ficar no prejuízo. Com os produtos nacional encarecidos - ainda tem o imposto mais alto do mundo, os produtos da China mais baratos - carros, motos, bicicletas, eletrodomésticos, palito de dentes, tábua de passar roupa, etc e etc, estão invadindo o mercado brasileiro. Lá não existe roubo de cargas. Lá o negócio é diferente. Falo isso porque tenho amigos que moram lá, e esse tipo de notícias de roubo de cargas não passa na televisão deles e nem nos jornais. Aqui os bandidos fazem a festa. Como pode no estado de São Paulo acontecer tanto roubo de cargas? Viajar nas estradas brsileiras para quem não tem esses aparatos de segurança, é como tentar mirar o alvo no escuro e acertar. Somente Deus para proteger esses pobre caminhoneiros.  
  • A decadência da rede pública de ensino, deu origem as grande empresas de ensino da rede particular. O governo numca tem recursos suficientes para melhorar o ensino público no Brasil. A defasagem escolar para atender os brasileiros na idade escolar ainda é exorbitante. Em muitos estados com mais de 7 (sete) milhões de habitantes, existe no maximo, 4 (quatro) escola técnica profissionalizante. Este quadro acontece principalmente nos estados do norte e nordeste. Como pode então os jovens de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza se preparar para o mercado de trabalho? Não Vejo futuro para esse milhões de jovens, se o Brasil não reformular urgentemente seus sistema de ensino, criando sistema de orientação ocupacional. As escolas públicas estão sendo invadidas por jovens totalmente desmotivados. Eles já não suportam fazer as mesmas coisas ano após ano. Por esse motivo eles acham mais estimulante viver na rua. A revolta de sua vida, ele leva para a escola, gerando violência.  Essa situação caótica favorece o surgimento da escolas particulares de ensino fundamental e médio, das urniversidades particulares, das escolas técnicas profissionalizante e escolas de capacitação profissional. Muitas dessas universidades, escolas profissionalizantes e de capacitação profissional têm procedência duvidosa, e as vezes não tem qualificação suficiente para funcionar, e surgem surpreendetimente a qualquer momento em todos os cantos deste Brasil. Pelos motivos acima, muitos pais retiram seus filhos da escola pública e fazem um esforço econômico para colocarem em escolas  e universidades particulares. Este caos que vive o Brasil em todos os aspectos é um prato cheio para o capitalista de plantão explorar uma sociedade que já vive no limite do sacrifício.  
  • A ausência de uma política habitacional, deu origem a:  as grandes empresas de construção civil,  que estão ganhando dinheiro a todo vapor, com as vendas de apartamento muito pequeno e com baixa qualidade a preço muito elevado para os padrões econômicos de uma família com renda familiar de R$ 2000,00. Não mencionei aqui as grandes construtoras que fazem apartamento para as classes alta e média. As pessoas que possuem uma renda familiar de 2 (dois) salários mínimo, não tem este direito, então vão morar nas favelas, ou sobre palafitas. As casas do projeto minha casa minha vida do governo federal, é apenas um paliativo. Não será suficiente para atender os pobres. Muitas dessas casas são construídas em m2 muito pequeno, ficando impossível sua ampliação. O governo federal deve abrir os olhos e fiscalizar se não tem desvio de dinheiro na inplantação desses projetos com realção aquisição de materia prima e contratação de empresas construtoras superfaturado. A corrupção está dominando o país. Por isso não será surpresa se amanhã aparecer mutretagem nessas obras. É bom que o governo federal inspecione os recursos e obras do PAC, pois a sociedade começa a duvidar da seriedade do programa. 
  • O desprezo do governo pela infra-estrutura do país, fez com que grandes empresas de siderurgia, empresa naval, empresas de transformação de energia elétrica, empresa de mineração, estradas, etc, -todas elas elas do estado, ficassem sucateadas propositalmente, para induzir a sociedade a acreditar que a solução para elas seria a privatição. O povo brasileiro não tinha conhecimento suficiente para saber o que era vender o patrimônio da União. Essas empresas eram muito lucrativas, pois grande parte de seus lucros eram aplicados em progrmas sociais. Alguns estados brasileiro pagavam sua polícia militar com os lucros delas. Parte de seus lucros eram aplicativos nos programas de saúde do governo. Os bandoleiros que venderam essas empresas estão hoje muito ricos com as propinas que receberam para votarem o projeto. Hoje os governo não tem de onde tirar dinheiro, então a solução e arrochar nos imposto. É cobrado imposto em tudo quanto é coisa, e o povo é que sofre. Criam todo tipo de imposto como aquele para a saúde - a tal de CPMF, que nimguém até hoje em uma rede de televisão mostrou se realmente o dinheiro ia para esse fim. O Brasil precisa de mais transparência. O governo e os deputados deviam prestar contas do dinheiro público que movimentam, em Jornais impresso, nos jornais do Governo e das Assembléias Legislativas, e também na internete. Nimguém sabe o que eles  fazem com dinheiro público, só sabemos quando acontece os casos de corrpção, como aconteceu aqui em Belém, onde mais de 30 milhões já foram contabilizados em desvio. Isto acontece em todo o Brasil. Agora também aqui em Belém existe suspeita de corrupção de milhões na gestão do governo anterior. O povo aqui em Belém é escravizado pela empresa que comprou a companhia elétrica dos estado. Hoje o povo sabe que foi enganado pelo governo. A empresa melhorou para os donos. A empresa ainda foi comprada com recursos do BNDS. O grupo que comprou a empresa estatal paraense pagou-a sem muito esforço. Hoje o povo paga uma energia muito cara, e para se ter essa energia precisa comprovar através de escritura pública que é proprietário do imóvel. Caso não tenha, fica sem energia elétrica. Isso é um absurdo. Você acha que essas pobres pessoas que moram na periferia tem escritura? A nossa empresa Vale do Rio Doce, também foi vendiada a preço de banana. Hoje está se transfromando na terceira maior empresa de mineração do mundo. Foi a empresa que teve o maior lucro do Brasil. Hoje a empresa além de minérios, está investindo em portos e logística - está comprando 7 supernavios na China e Coréia.  O Estado do Pará perdeu muito com isso, pois continua um estado pobre, emquanto sua minas está transformando muita gente em trilionário. Nossos hospitais público é uma vergonha nacional. Estão abarrotados de pessoas pelos corredores, porque as emfermarias estão lotadas. Muitas pessoas morrem nas portas dos hospitais porque não conseguem ser atendidadas. Enquanto isso, em nossos rios, a todo momento os navios passam levando nossa riqueza. O Povo está acuado. Para onde corre tem alguma coisa de boca aberta para engoli-lo. Até igrejas exploram ainda o que lhe restam, se aproveitando do desepero. Eu creio muito em Deus. Por isso oro por essas pessoas e por mim, para que nosso Pai Celeste nos proteja e guarde de todos esse lobos devoradores. Até breve amigos. Um abraço para meus amigos aí da Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Rússia, França, Estados Unidos e especialmente para este amado  e sofredor Brasil         

0 comentários:

Postar um comentário